Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, março 27, 2013

IInforme 08 - SINCORT/PA


PLR 2013

 Graças às pressões dos sindicatos e ao pedido feito pela Fentect no último dia 28, através da Carta Fentect 30/2013, a ECT reabriu as negociações da PLR 2013 (que será paga em 2014) a partir de 18/03 até o dia 28/03.
Entre os pontos mais críticos que estão previstos para a PLR de 2013 estão à vinculação do Gerenciamento de Competências e Resultados (GCR) e a destinação de 10% do montante da PLR para ser distribuído entre uma parcela estratégica da empresa. A FENTECT tem como compromisso retirar essas cláusulas abusivas da proposta e negociar uma proposta que de fato atenda aos interesses da categoria.
A Fentect encaminhou no dia 28/02, à Direção da ECT uma carta pedindo a dilatação do prazo máximo de negociação da proposta apresentada sobre a PLR 2013 que, segundo a empresa, teria sido estipulado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST) para o dia 28/02/2013. O pedido foi feito, pois a Federação considerou inviável a avaliação da proposta até esta data, tendo em vista que a mesma só foi apresentada à Fentect na reunião entre as partes do último dia 22, deixando assim apena o período de três dias úteis para a análise técnica da proposta de critérios e metas.
NA última quarta-feira (27/02), antes de encaminhar a carta, o secretário-geral da Fentect, acompanhado de alguns representantes sindicais, se reuniram com o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clóvis Scherer, a fim de fazer uma análise inicial da proposta. O primeiro ponto questionado foi o prazo apresentado para 28 de fevereiro, uma vez que a data habitual fixada pelo DEST sempre foi de 31 de março. De acordo com a avaliação inicial, a proposta de PLR para 2013 segue a linha da PLR de 2012, que não foi negociada, e está com metas mais duras, o que configura mais um retrocesso em relação ao que já havia sido conquistado pela categoria anteriormente.
 De acordo com Clóvis, grandes alterações no texto da PLR como, por exemplo, a linearidade que a Fentect defende, serão difíceis de serem alcançadas, por hora. Por esta razão, a Fentect decidiu tentar negociar com os avanços já conquistados na PLR aprovada em 2011, mas que foram derrubados na PLR seguinte, já que ela foi fechada unilateralmente pela Empresa, “A PLR de 2011 foi à proposta mais democrática já conseguida pelos trabalhadores e a mais próxima dos anseios da categoria até hoje” exclamou o secretário geral da Fentect.
 
EDIFÍCIO SEDE FORA DO AR
 
Durante vários dias o edifício sede e a AC Central ficaram com seu sistema fora do ar, o que ocasionou vários transtornos a população e aos trabalhadores do Edifício, a causa do problema não foi esclarecida e também nem outro tipo de explicação aos usuários. Não é de hoje que o sistema da ECT causam dificuldades aos usuários internos e externos dos correios, mesmo com o avanço tecnológico, a empresa até hoje não conseguiu disponibilizar um sistema que funcione, esperamos que este incidente sirva de exemplo para que medidas preventivas possam vir a ser tomadas, para que possamos estar evitando assim maiores contratempos para nós e para a população.
 
FALTA DE AGUA PARA CONSUMO NO CTCE
 
Os trabalhadores do CTCE ficaram vários dias sem agua mineral para consumo, e até agora nenhuma explicação foi dada aos trabalhadores, que estavam a mercê da falta de condições no setor, se já não bastasse os problemas com os ventiladores, agora passaram por mais esta dificuldade com a falta de agua para beber, que é uma necessidade básica do ser humano, depois da intervenção do SINCORT junto à empresa, o problema foi solucionado, o mais interessante é que dinheiro para fazer festa aparece rápido, mas para garantir melhorias para os trabalhadores é aquela dificuldade. Mas vamos ficar de olho.

 
CACHOEIRA NO CDD BELÉM
 

Há muito tempo que o CDD Belém sofre com a falta de condições de trabalho, primeiro com seus distritos com tamanho muito acima do que o previsto para se trabalhar, e também com sua central de ar ultrapassada, que apenas há alguns meses foi enfim trocada por centrais mais modernas, e isso depois de muita luta da atual gestão do sindicato em conjunto com os trabalhadores do CDD, porém, muitos outros problemas precisam ser resolvidos, e um que precisa de atenção com o máximo de urgência é a enorme quantidade de água que jorra do teto do CDD toda vez que chove, colocando assim em risco todos os trabalhadores do setor, já que, sobre o forro passam todas as fiações de centrais de ar e iluminação, sem contar com o prejuízo que esta cachoeira de goteiras pode causar, outro problema é a falta de iluminação adequada, e para piorar, várias luminárias que estão queimadas ainda não foram trocadas, e acabamos de ser informados que a central de ar do setor três (3), está sem funcionar normalmente a mais de 15 dias. Esses são problemas estruturais de cunho primário que não podemos admitir, pois a água que inunda o CDD pode estar contaminada e trazer doenças, colocando assim em risco a saúde dos trabalhadores, sem contar a falta de iluminação que também causa danos à visão dos funcionários que precisam forçar a vista para pode realizar suas atividades, já oficializamos estes problemas a direção regional. Esperamos que estas dificuldades venham a ser solucionado o mais breve possível, Caso contrário, tomaremos as medidas necessárias para garantir o direito dos trabalhadores.
 

OS FANTASMAS SE DIVERTEM
   

Não é de hoje que muitas pessoas afirmam ter visto fantasmas e aparições do outro mundo, e essas afirmações estão cada vez mais verídicas, pois aqui na DR PARÁ, o que mais estamos vendo são fantasmas que há muito tempo pensávamos estarem no além, e hoje aparecem vivinhos passeando de um lado para o outro dentro das unidades, mandando e desmandando em todos, fazendo o que bem entendem. Os mesmos erros do passado estão se repetindo hoje, e os mortos vivos de outros tempos estão ganhando força e cada vez mais oprimindo os trabalhadores com as mesmas táticas de opressão que utilizavam antigamente, e com isso a insatisfação dos trabalhadores está cada vez maior, tem gente que precisa abrir o olho, já passou da hora de devolver esses fantasmas para o além. E que Deus nos ajude, haja reza.
 

sábado, março 23, 2013

ECT não pode demitir sem justa causa, decide Supremo

carteiros ed sede
Na última quarta-feira, dia 20, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não pode demitir funcionários sem apresentar uma justificativa formal.
A decisão parece óbvia, por se tratar de trabalhadores contratados mediante aprovação em concurso público, mas as arbitrariedades nos Correios e abusos contra os trabalhadores deixam a empresa à margem da legalidade. É o que reconheceu a decisão do Supremo.
Os Advogados da Fentect – Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, destacaram que a ação é importante porque desde 1988 a empresa vem demitindo trabalhadores sem motivação, alegando estar seguindo o TST (Tribunal Superior do Trabalho).
O caso foi parar no Supremo por causa do recurso de um Recurso Extraordinário (RE 589998) no qual os Correios questionam acórdão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que entendeu inválida a despedida de empregado da empresa filiado , por ausência de motivação.
Ainda que o Supremo Tribunal Federal não tenha reconhecido a estabilidade no emprego em sua decisão, por se tratar de empresa de economia mista, trabalhadores de outras categorias como Banco do Brasil, Petrobras e Eletrobras serão beneficiados.
A ação movida pela Federação contempla pelo menos dois mil trabalhadores demitidos sem justa causa desde 1988 e 2007. Inclusive muitos trabalhadores que participaram de atividades sindicais.


SINCORT/PA VAI À JUSTIÇA FEDERAL PARA RECUPERAR DESCONTOS INDEVIDOS DE INSS
 
O SINCORT – PA/AP ajuizou em nome de seus filiados, como substituto processual, ação coletiva que visa recuperar valores indevidamente descontados das folhas de pagamento, em favor do INSS.
A ação tem por objetivo que sejam devolvidos aos trabalhadores os valores recolhidos ao INSS nos últimos 5 (cinco) anos a partir da data do ajuizamento. Como a ação foi ajuizada em 15/03/2011, tudo o que foi pago a título de contribuição previdenciária indevida a partir desta data até o trânsito em julgado da ação deverá ser devolvido aos integrantes da categoria que manifestarem interesse em autorizar seu recebimento.
Estão sendo discutidos na ação os pedidos de devolução dos valores descontados ilegalmente para o INSS sobre o adicional de 1/3 constitucional de férias (que no caso dos trabalhadores da ECT é de 70%, conforme os termos dos Acordos-Coletivos), bem como sobre os primeiros quinze dias de afastamento médico (seja como auxílio-doença ou como auxílio-acidente), sobre o aviso prévio indenizado e seus reflexos no 13º salário.
O processo encontra-se no primeiro grau de Jurisdição, na 1ª Vara Federal do Pará, tendo sido distribuído em 15.03.2011. Neste momento aguarda-se a publicação da decisão do Juiz sobre o pedido de antecipação de tutela para que os descontos indevidos ao INSS que ocorram durante o curso da ação sejam depositados em juízo desde o seu ajuizamento. Em maio o juiz determinou a citação da União e da ECT para contestarem a ação, o que já ocorreu, informando que a decisão sobre o pedido de antecipação da tutela (depósito em juízo dos descontos) seria exarada depois de contestada a ação.
Por ser uma ação diferenciada das demais ações normalmente ajuizadas pelo Sindicato na Justiça do Trabalho, e por ser contra o INSS e a União Federal, o processo correrá na Justiça Federal, sob o patrocínio de advogados contratados e especializados na matéria.
Caso haja interesse em acompanhar a ação, abaixo está o número do processo que poderá ser acessado pelo site do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Site da Justiça Federal: http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/pagina-inicial.htm
Nº do processo: 0008753-32.2011.4.01.3900
Atenciosamente,ULLMANN DICK CANTARELLI ADVOGADOS ASSOCIADOS


A NOVELA DO ENEM

Nos dias 02 e 03 de novembro de 2012, foi realizado o trabalho para execução do contrato com o ENEM, onde foram 2 dias de trabalhos árduos, com horários que se iniciavam e terminavam na madrugada, onde cerca de poucos mais de 50 trabalhadores, foram convocados para trabalhar e cumprir o contrato estabelecido, o que mostra assim o comprometimento dos trabalhadores com nossa empresa, porém, essa história se transformou em mais uma novela, onde na hora de realizar referida tarefa a empresa soube convocar, mais na hora de pagar os trabalhadores, quanta enrolação, pois, a cinco meses temos a promessa de receber esse pagamento e ele não acontece, sabemos que apenas alguns gerentes receberam, mas nossos carteiros e motoristas estão a ver navios, e tudo o que escutam é desculpas esfarrapadas, pois mesmo com a ordem do Diretor Regional, a GEREC não consegue (ou não quer) solucionar este problema e enquanto isso a novela continua, mas não vamos deixar assim, pois estaremos direcionando essa denúncia ao Ministério Público e a Superintendência Regional Do Trabalho, para cobrar o pagamento do trabalho realizado.

TAMBÉM É SUA CULPA

Não é de hoje, que os gerentes utilizam dos seus cargos para oprimir aos trabalhadores, pois com raríssimas exceções encontramos líderes que tenham a visão de como devemos comandar aqueles que estão sob nossa liderança, mas a grande maioria são apenas pessoas sem esse dom, que precisam utilizar de suas posições para que as coisas aconteçam, criando assim muitos problemas na relação entre eles e os trabalhadores, pois usam seus cargos para mandar e desmandar dentro das unidades, a única fala que conhecem é: que “temos que seguir os manuais”, e “é ordem de Brasília” Mas, se analisarmos a situação, parte desta culpa infelizmente é nossa, e você sabe porque, o que a ECT cobra de nós é a hora da entrada, e ai está o erro que cometemos, já percebeu que o gerente te trata bem quando você chega antes do horário na unidade, o gerente acaba citando-o como exemplo, e fazendo cobranças aos outros funcionários e colocando os demais contra você, sabemos da responsabilidade que temos em chegar em nosso horário, porem o que não podemos fazer é começar nossas atividades antes do inicio de nossa jornada diária, pois o pensamento de adiantar o seu, esconde a realidade vivida por você em seu distrito. Não usufruir do seu intervalo de almoço e um crime contra seus direitos e contra seu corpo, devemos nos prevalecer de nossa hora do almoço para nos alimentarmos e em seguida repousar antes de continuar com nosso trabalho, se ficarmos doentes, nossa família sofre e os correios colocam outra pessoa em seu lugar. Não devemos também chegar além do horário previsto de retorno, se nossas 8 horas foram cumpridas, devemos retornar as nossas casas, e não tentar adiantar nosso lado, por que, se você prestar bem atenção, o único lado que você esta adiantando e o da empresa, pois Sem querer, estamos mascarando a realidade dos distritos, àquelas horas a mais que passamos na unidade, nos impedem de cobrar melhorias, como o redistritamento, contratação de funcionários, melhorias em geral, etc. vamos fazer uma simples contagem, se apenas cinco funcionários trabalharem 30 minutos a mais na entrada pela manhã, teremos 2 horas e meia de trabalho a mais, se esse mesmo numero de funcionários continuarem a fazer isso nos outro horários como o de almoço e saída, trabalhando os mesmos 30 minutos, no final de cada dia teremos cerca de 7 horas e 30 minutos de trabalho realizado a amais no setor em apenas um dia, ou seja, praticamente a carga horária de mais um trabalhador para essa unidade, quantos de nos estamos sem querer impedindo que nosso setor venha a ter o numero de funcionários realmente necessários para execução de nosso trabalho.
Você percebeu o quando essa atitude de adiantar o serviço, ou passar do horário é danoso para você e seus colegas. No final das contas, não é você quem recebe os parabéns, infelizmente o reconhecimento vai para aquele que te oprime todos os dias. Então vamos juntos dar um basta neste sistema e vamos começar essa campanha para o cumprimento de nosso horário, na entrada, no intervalo e na saída, para mudar cada um de nos deve fazer a sua parte.


CDD NAZARÉ

Há várias semanas o CDD Nazaré está com esse buraco no forro, e dele cai muita sujeira e quando o banheiro do prédio é utilizado, pinga dentro da unidade, sem contar que a parte do forro que está ao redor do buraco, está ameaçando cair, essa não é a primeira vez que essa situação acontece no setor, pois, há alguns meses esta mesma parte do forro já havia desabado e deixado todo o setor sujo de esgoto e com um fedor horrível.

Não esqueça os seus direitos, eles são o seu maior patrimônio.

AFILIE-SE.

quinta-feira, março 14, 2013

INFORMATIVO 06 - SINCORT/PA


VEJA OS CRITÉRIOS DA PLR 2012 E 2013“CONQUISTADOS” PELA OPOSIÇÃO
Os sindicatos junto com a FENTECT vão continuar pressionando a empresa para garantir uma PLR mais próxima da linear, sem imposição de metas que significam a desvalorização ainda maior dos trabalhadores. A empresa já informou quais os critérios para ter direito a PLR 2012. O que nos deixou preocupados, é de como essa divisão será feita. No seu informe PLANTÃO DO ACORDO de 31/01/2013, a distribuição se dará em três parcelas, a saber:
1.            Parcela Estratégica : até 10% (não existia) para atividades profissionais cujas responsabilidades sejam estratégicas para a gestão e que contribuam de forma significativa para a formação do Resultado.
2.            Parcela Corporativa: 70% (antes era de 30%) do montante destinado aos empregados em geral, mensurada pelos resultados dos indicadores abaixo:
Indicador
Metas: 2012
Desempenho Geral de Venda
15.648.000.000,00
Valor Economicamente Agregado
454.332.000,00
Retorno Sobre o Patrimônio Líquido
26,97%
Índice de Desempenho Operacional
96,84%
OBS: em caso de não atingimento das metas, o pagamento será proporcional.
3.            Parcela Individual: composta por 30%(antes era de 70%) do montante destinado aos empregados em geral, será mensurada pelo resultado do Gerenciamento de Competência e Resultado – GCR,(antes não tinha GCR) conforme tabela abaixo:
Resultado do GCR
Distribuição
Não alinhado
Não receberá a parcela
Tende à qualificação
Receberá 80% da parcela
Qualificado ou acima
Receberá 100% da parcela
Novamente, a empresa tenta adotar os mesmos critérios de anos anteriores. A diferença entre os valores aumentaram, sem contar com os descontos, que não sabemos onde vão parar. Já pensaram 10% para gestores, que terão direitos também as outras parcelas.

PARALIZAÇÃO DOS OTT’S
Na ultima quarta-feira, os valentes trabalhadores do CT(OTT’s), provocaram a fúria dos gestores ao paralisar suas atividades por cerca de duas horas para reivindicar condições de trabalho, o SINCORT se fez presente no local para garantir o direito dos trabalhadores em suas reivindicações.
O CTCE está jogado às baratas, pois há cerca de dois anos foi prometido aos trabalhadores o mínimo de condição de trabalho com a compra de ventiladores para amenizar o calor excessivo do setor, porem, o que estamos vendo é o total descaso dos gestores responsáveis para solucionar os problemas do setor, pois este deveria estar completamente refrigerado, mas o elefante branco que temos no CTCE nunca funcionou, deixando nossos companheiros a mercê de uma temperatura altíssima e sem condições de se trabalhar.
O ASGET que no dia seguinte finalmente saiu de sua toca e apareceu, mostrou a quem de fato ele está a serviço, quando ameaçou os trabalhadores ao dizer que “certas atitudes trazem consequências”, ou seja, tentando intimidar nossos companheiros, e ainda por cima teve a coragem de indagar “quem havia autorizado ao sindicato entrar no setor para realizar o movimento, e que certas situações não deveriam envolver o sindicato”. Esperávamos outra atitude do ASGET, pois foi alguém que algum tempo atrás, estaria brigando pelos direitos dos trabalhadores e incentivando para que continuássemos a brigar por nossos direitos. Infelizmente, hoje ele é o primeiro a oprimir. Quem te viu quem te vê em, rosna bravo com os trabalhadores, mas mia como gatinho para a direção regional.   

DITADURA O RETORNO
Vivemos hoje como se ainda estivéssemos na década de 60, pois as atividades laborais, que a nossa classe operacional e obrigada a cumprir, como o cumprimento de metas que são inalcançáveis, com a falta de funcionários e condições de trabalho, com praticamente todos os setores com distritos além da capacidade humana de serem zerados, e as condições de trabalho não são apenas alterações na estrutura física das unidades, condição de trabalho está na postura de quem as gerencia, eles são os responsáveis diretos por qualquer tipo de situação que prejudique o clima organizacional nos setores, pois muitos adotam a imposição no lugar do dialogo, o que dificulta a integração no ambiente de trabalho.

HORÁRIO
Está havendo em nossa DR uma imposição na mudança de horário de entrada nos setores, nós como funcionários infelizmente estamos sujeitos a algumas situações, pois temos deveres com nosso empregador que devem ser cumpridos, porem, também temos direitos, e temos que fazer valer nossos direitos, como por exemplo usufruir totalmente de nosso horário de almoço, evitando assim trabalhar enquanto deveríamos estar descansando, entrar no horário e não 15 minutos antes, ir embora no horário estabelecido, e não ficar até uma hora após seu horário, você está prejudicando a si mesmo e a seus colegas, então se os deveres estão sendo cobrados, vamos fazer valer nossos direitos, chega de fazer horas extras  (bestas) para empresa, todos nos devemos dar o melhor de cada um para executarmos nossas tarefas, mas devemos fazê-lo durante nossa jornada de 8 horas e a empresa que tem que nos dar condições para tal e não cada um de nos trabalhando além do previsto em nosso contrato de trabalho, pois assim estaremos apenas ajudando a empresa a esconder os vários  problemas  existentes.



 ECT ESTÁ SUCATEADA E SEM MOTIVOS PARA COMEMORAR OS 350 ANOS
O serviço de Correios completou 350 anos no Brasil. Poderia ser motivo de muita comemoração, mas não é. O sucateamento da empresa é tão grande que não sabemos quanto tempo mais ela vai aguentar. O governo faz planos para a ECT expandir. Logo vai abrir um escritório em Miami (EUA), tem planos para comprar a empresa de Correios de Portugal, fez planejamento para ser sócio do Trem Bala. Alguém viu algum plano de valorização dos trabalhadores? E melhoras nas condições de trabalho? É isso mesmo, não existe nem um tipo de projeto que venha contemplar os anseios dos trabalhadores.
As contratações estão muito abaixo da necessidade da empresa, ou seja, ainda faltam milhares de trabalhadores no quadro dos Correios. Os CDD’s, CEE’s, CTC’s, Agências, UD’s e demais locais estão sucateados, sem estrutura adequada. Em algumas unidades chega a faltar o básico para trabalhar com dignidade. As viaturas, bicicletas, uniformes são de péssima qualidade e logo estão estragados. Se a ECT quer ser uma empresa do futuro, deve valorizar  melhor seu quadro de funcionários, oferecendo melhores condições de trabalho e salario digno.
Não esqueça os seus direitos, eles são o seu maior patrimônio.
AFILIE-SE.



terça-feira, março 12, 2013

Fentect pede aumento do prazo para negociar PLR 2013


Ofício encaminhado à ECT sinaliza intenção de negociação da PLR nos moldes da assinada em 2011 e solicita prazos maiores


A Fentect encaminhou hoje (28), à Direção da ECT uma carta pedindo a dilatação do prazo máximo de negociação da proposta apresentada sobre a PLR 2013 que, segundo a empresa, teria sido estipulado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST) para o dia 28/02/2013. O pedido foi feito, pois a Federação considerou inviável a avaliação da proposta até esta data, tendo em vista que a mesma só foi apresentada à Fentect na reunião entre as partes do último dia 22, deixando assim apena o período de 3 dias úteis para a análise técnica da proposta de critérios e metas.

Na última quarta-feira (27), antes de encaminhar a carta, o secretário-geral da Fentect, José Rodrigues, acompanhado de alguns representantes sindicais, se reuniu com o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clóvis Scherer, a fim de fazer uma análise inicial da proposta. O primeiro ponto questionado foi o prazo apresentado para 28 de fevereiro, uma vez que a data habitual fixada pelo DEST sempre foi de 31 de março. De acordo com a avaliação inicial, a proposta de PLR para 2013 segue a linha da PLR de 2012, que não foi negociada, e está com metas mais duras, o que configura mais um retrocesso em relação ao que já havia sido conquistado pela categoria anteriormente.

De acordo com Clóvis, grandes alterações no texto da PLR como, por exemplo, a linearidade que a Fentect defende, serão difíceis de serem alcançadas, por hora. Por esta razão, a Fentect decidiu tentar negociar com os avanços já conquistados na PLR aprovada em 2011, mas que foram derrubados na PLR seguinte, já que ela foi fechada unilateralmente pela Empresa. A PLR de 2011 está longe de ser o modelo ideal, mas foi a proposta mais democrática já conseguida pelos trabalhadores e a mais próxima dos anseios da categoria até hoje.

Entre os pontos mais críticos que aconteceram na PLR de 2012 e estão previstos também para a PLR de 2013 estão a vinculação do Gerenciamento de Competências e Resultados (GCR) e a destinação de 10% do montante da PLR para ser distribuídos entre uma parcela estratégica da Empresa. A Fentect tem como compromisso retirar essas cláusulas abusivas da proposta e negociar uma proposta que de fato atenda os interesses da categoria. Confira no anexo abaixo a íntegra da carta encaminhada à ECT.