Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, janeiro 27, 2010

SESSÃO ESPECIAL CONTRA A QUEBRA DO MONOPÓLIO POSTAL

A Diretoria do SINCORT e o vereador Otávio Pinheiro ( PT) ,  realizará  na Câmara Municipal de Belém, no próximo dia 26, uma  Sessão Especial contra a Quebra do Monopólio Postal.

A sessão mencionada pelo vereador terá como principal reivindicação a manutenção do Monopólio Postal do Correios. Para que a mesma,continue sendo uma empresa pública e de qualidade.

terça-feira, janeiro 26, 2010

COMISSÃO NACIONAL CONTRA A QUEBRA DO MONOPÓLIO POSTAL

No mês de novembro, a comissão retornou à Brasília para defender os empregos de mais de 110 mil trabalhadores do Correios. A DR-PA foi representada pelo carteiro Israel P. Rodrigues Júnior lotado no CDD/ BELÉM.

Dando continuidade ao trabalho,no dia 09 de dezembro de 2009, na Câmara Municipal de Belém, a diretoria do Sincort  junto com o vereador Otávio Pinheiro (PT),  apresentaram uma moção de repúdio contra o projeto de Lei 3677/2008, do deputado federal Régis de Oliveira que defende a Quebra do Monopólio do Postal.

A proposta foi aceita por unanimidade na casa. Em seu discurso o vereador ressaltou outros fatores importantes sobre a ECT como, Condição de Trabalho e Remodelamento de Gestores. Dando ênfase a falta de segurança, que vem atingindo principalmente os carteiros.

"Agradecemos aos vereadores Marquinho do (PT), Alfredo Costa (PT), Adalberto Aguiar (PT),Amaury de Souza (PT), Tereza Coimbra (PDT) , que deram o parecer favorável para aprovação desta moção de repúdio, a todos que se colocaram a disposição dos trabalhadores dos correios, a direção da ECT que colaborou com a liberação de alguns empregados para participarem da audiência e principalmente aos nossos companheiros que se fizeram presentes". Agradeceu ,Israel Rodriguês, diretor sindical.

"Queremos ressaltar a necessidade da participação de todos os setores da ECT (não só da área operacional).Visto que, ainda teremos audiências públicas e outras atividades em defesa de um Correios Público  de qualidade. Visando a manutenção de nossos postos de trabalho", afirmou Fernando Augusto, presidente do Sincort.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

DIA DO CARTEIRO


No Brasil, a profissão de carteiro apresenta uma rica variedade de tipos que, marcaram a história da correspondência no país. O tropeiro foi o primeiro entregador de correspondência que o Brasil conheceu. Tivemos ainda o Estafeta e o Carregador de Mala Postal. O inspetor de Serviço Postal, no final do período imperial.

A denominação ”carteiro” foi usada pela primeira vez oficialmente no Decreto 255 de 29 de novembro de 1842, instrumento legal que detalhava seus deveres, previa punição para os relapsos, sem esquecer, porém, de prever a perda do direito ao serviço de entrega postal a toda pessoa que maltratasse o seu carteiro.

O serviço de distribuição domiciliário foi assim, aos poucos, se desenvolvendo, deixando de ser pago pelos assinantes para tornar-se gratuito a todos os que habitassem, primeiro o perímetro urbano do Rio, e, posteriormente, também, a zona rural. Em 1857, o serviço passou a ser feito com muita regularidade, por oito carteiros especiais, a pé e a cavalo (para a zona rural).

No decorrer de toda a segunda metade do século XIX, diversas leis foram baixadas no sentido de melhorar as condições de trabalho dos carteiros e aumentar seus parcos vencimentos. Ao mesmo tempo, tentava-se exigir deles um padrão razoável de competência e conduta. O emprego passou a ser preenchido por concurso, constando como pré-requisito um atestado de bons antecedentes firmado por autoridade policial. Durante o trabalho, o carteiro não podia fumar, nem conversar com amigos na rua, nem entrar em sua própria casa, mesmo que estivesse situada dentro de sua zona de distribuição. Além disso, devia ser urbano e atencioso para com o público

Todos marcaram os diferentes períodos da história postal no país. Cada um foi reflexo do seu tempo e hoje se constitui num elemento marcante da própria cultura nacional. Por isso, a diretoria do SINCORT se orgulha em reservar este dia para homenagear o seu maior símbolo, “o carteiro” .