Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, setembro 01, 2015

Nova proposta da ECT desmascara de vez postal saúde

Finalmente hoje (01/09) pela manhã em Brasília, a ECT apresentou a sua proposta para a cláusula 28 do ACT 2015/2016. Depois de vários dias de enrolação, o que já era previsto pelo movimento sindical aconteceu: novo ataque ao plano de saúde com a mudança da redação da referida cláusula, onde a empresa finalmente assume modificações para os novos funcionários, desmascarando de vez a face oculta da postal saúde.

Na sua proposta, a ECT retira de vez a sua responsabilidade com o plano, sem garantias nenhuma de atendimento, deixando tudo nas mãos da operadora postal saúde. Assumem ainda que o registro do CorreiosSaúde está como plano antigo e que os novos funcionários, contratados a partir de 01/09/2015 terão um novo plano.

Acrescentaram uma nova cláusula(29) onde afirmam que a qualquer momento os atuais funcionários poderão aderir ao novo plano, implicando automaticamente a renúncia ao plano anterior. Ou seja, vão fazer com que, num futuro próximo, os atuais funcionários "migrem espontaneamente" para o novo plano ou novos planos(que não permitem mais a inclusão de pai e mãe como dependentes), visto que vão continuar sucateando o CorreiosSaúde para "justificar" essa migração.

logo após a ECT apresentar a nova redação da cláusula 28 e incluir uma nova cláusula (29), os representantes dos trabalhadores cobraram que a empresa apresentasse esse novo plano, já que disseram que não apresentariam hoje.

Assim, a ECT resolveu apresentar parte do novo plano, confirmando o ataque aos novos funcionários com a cobrança de mensalidade, da seguinte forma:

-Sem dependente: 6,20% sobre a remuneração total;

-Com dependente: 12,98% sobre a remuneração total.

Além da mensalidade será cobrado um percentual de 10% sobre vários procedimentos básicos, podendo chegar a 30% em casos específicos.

A proposta do Comando de Negociação da Fentect é pela manutenção da cláusula 28 conforme o ACT 2014 e retirada da cláusula 29.

A quebra da isonomia e mudança das regras apenas para os novos funcionários fazem parte da nova estratégia dos Correios para dividir os trabalhadores e assim facilitar a retirada de direitos do conjunto da categoria. Se não nos unirmos agora para frear esses ataques, a ECT tende a encontrar mais brechas para precarizar e reduzir direitos de todos os trabalhadores.

fonte: sintect/Al

Nenhum comentário:

Postar um comentário