Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, outubro 05, 2015

Comando orienta: Compensação de greve somente após assinatura do ACT 2015/16

O Comando de Negociação da FENTECT se reuniu com representantes da ECT nesta quarta-feira (30/09), na Universidade dos Correios, em Brasília, para receber a Minuta do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/16. Junto ao documento, a empresa apresenta propostas de ajustes ao texto, como:

- Novo subtítulo Diversidade Inclusão e Direitos humanos;
- Nova Cláusula 15 “Promoção de equidade de Gênero e Enfrentamento ao seximo”;
- Criação de Comissões paritárias (assédio moral, gênero e raça);
- Ampliação da Cláusula 20;
- Adequação de texto e títulos de acordo com linguagem inclusiva;
- Ampliação da cláusula 33,
- Cláusula 77- Redação ampliada com manutenção de texto anterior.

Durante a reunião, o Comando solicitou justificativa e denunciou as convocações da ECT para compensação de greve antes da assinatura do Acordo. Em resposta, a gerente corporativo de relações trabalhistas, Ângela Rosa, afirmou que as DRs serão informadas para que sejam paralisadas as convocações até que seja fechado o ACT 2015/2016.

A minuta será analisada junto à assessoria jurídica da FENTECT, segundo o Comando de Negociação, e nesta quinta-feira (01/10), às 14 horas, a representação da ECT será oficialmente informada do resultado da análise. Com isso, será possível dar andamento ao processo da assinatura do ACT 2015/16 até a próxima sexta-feira (02/10) e, assim, possam ser providenciados os pagamentos retroativos aos trabalhadores.

A gerência corporativa da empresa alegou que, após a assinatura do Acordo, medidas serão adotadas para que haja lançamento em folha suplementar, com data a ser informada na reunião de amanhã, quinta-feira.

O Comando de Negociação destaca aos trabalhadores que, conforme decisão da conciliação realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no dia 25 de setembro, a compensação dos dias de greve não poderá ser realizada durante feriados e domingos. Dessa maneira, orienta às bases que não atendam à convocação da ECT até que seja assinado o ACT 2015/2016 e solicita, também, que, após a assinatura, sejam enviados à FENTECT possíveis denúncias quanto aos abusos na realização de compensação de greve pela empresa.


Fonte:FENTECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário