Powered By Blogger

Páginas

quinta-feira, junho 07, 2012

Origem dos Correios

Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
 
As outras pessoas que quisessem enviar correspondências tinham de utilizar os serviços de mensageiros,viajantes (como tropeiros ou bandeirantes), ou de escravos. Só a partir do ano de 1835, a Empresa de Correios deu início à entrega de correspondências em domicílios. E em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.
 
Em quase 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entregas foram sendo somadas às mais antigas. Os “sedex”- serviços de encomenda expressa – tornaram possível entregar uma mercadoria em outro Estado até no mesmo dia. Por outro lado, ainda há cidades e municípios sem distribuição domiciliar. Os moradores são obrigados a buscar suas cartas na paróquia local ou em associações, por exemplo.
 
Atualmente, trabalham no Brasil cerca de 54 mil carteiros (a Itália, com ¼ da população brasileira tem 150 mil funcionários de correios). O número, portanto, é pequeno, e por isso não dá conta da distribuição diária de aproximadamente 40 milhões de objetos. Mesmo assim, ainda é mantido o referencial humano desta atividade, que se tornou uma das com maior credibilidade na sociedade brasileira.

 (Fonte de pesquisa: Portoweb-datas comemorativas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário