Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, março 11, 2011

Um projeto que reduz a desigualdade econômica entre homens e mulheres

Em 2011 o Congresso pode votar o PL 6653/09 que estabelece normas, orientações e sugestões para combater a discriminação contra as mulheres nos locais de trabalho.

No ano em que a mulher assumiu o maior cargo político do Brasil, as mulheres podem conquistar mais uma vitória. Provavelmente deverá ser votado nos próximos meses o Projeto de Lei 6653/2009, de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA). O projeto busca reduzir a desigualdade econômica entre homens e mulheres.
O texto do projeto estabelece normas, algumas apenas orientadoras e outras sugestivas para que se combata a discriminação contra a mulher nos locais de trabalho.
É preciso que, cada vez mais, a mulheres ocupem cargos de comando nas empresa, sejam elas públicas ou privadas. A desigualdade econômica deixa a mulher em uma posição delicada na sua relação familiar, fica, em muitas vezes, sem o poder de decisão dentro de casa, e passível de submissão.
Apesar das mulheres representarem 50% da população brasileira, apenas 42,6% da força de trabalho, composta de 86,7 milhões de pessoas ocupadas, são mulheres. Esses dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009. Só nesse item as mulheres já ficam bem para trás dos homens, agora
quando comparamos com outras informações as diferenças são ainda maiores. Mesmo as mulheres exercendo a mesma atividade ou função de um homem sua remuneração é 32,9% menor.
Um outro estudo realizado pelo Ibope em 2010, aponta que entre as 500 maiores empresas do Brasil existem 1506 cargos de diretoria, mas as mulheres só representam 13,7%, ou seja, apenas 207 mulheres são executivas nas maiores empresas. Sendo que elas representam 50% da população.
É preciso mudar essa história, e a aprovação do PL 6653/09 é um começo. Não é tudo, mas é uma importante ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário