Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

PLR 2013: ECT não avança nas negociações e apresenta mesma proposta do ano anterior

PLR 2013: ECT não avança nas negociações e apresenta mesma proposta do ano anterior 


Aconteceu hoje (22), pela manhã, nova rodada de negociações sobre a PLR/2013 com a ECT, na sede dos Correios em Brasília. Após a tumultuada reunião ontem, onde a direção da empresa se negou a negociar a PLR 2012, os representantes dos trabalhadores tentam novamente abrir o diálogo para garantir os direitos dos ecetistas. De acordo com dirigentes da ECT, a PLR 2013 é parecida com a proposta do ano passado, onde não houve nenhuma negociação com os trabalhadores e foi protocolada uma proposta unilateral. A proposta de metas não foi alterada.

Após pressão dos dirigentes sindicais, a empresa apresentou uma proposta da PLR 2013 na íntegra, com detalhes, e deu até o dia 28/02 para que a Federação se posicione sobre o assunto, prazo insuficiente para a negociação e avaliação das assembleias estaduais. De forma intransigente, a empresa se negou a prorrogar o prazo para o Conselho da Fentect.

Participaram da reunião, nesses dois dias de negociação, em nome dos trabalhadores o secretário geral José Rodrigues, e os diretores Edson Dorta, James Magalhães, Robson Neves, José Rivaldo da Silva, Mauro Aparecido, Wesley Furtado e Amanda Corcino. Ontem, a Federação solicitou que o encontro fosse filmado para garantir mais transparência no processo, além de impedir que informações errôneas sejam repassadas posteriormente nos meios de comunicação da empresa e que haja recusa de pontos discutidos nas reuniões.
 
A direção da ECT, por sua vez, se recusou a permitir o registro da discussão com os trabalhadores. Além disso, os representantes da Fentect reafirmaram que não é possível negociar a PLR 2013 sem informações sobre a PLR 2012. A Federação não acredita que tenham havido negociações válidas da PLR 2012, pois, apesar das reuniões, a ECT protocolou uma proposta de forma unilateral. “São necessárias discussões claras sobre os critérios, quanto e quando será paga a PLR 2012. Os trabalhadores cobram, e precisamos dar respostas”, afirmou José Rodrigues. 

A Fentect também contestou a empresa por ter convidado os sindicatos divisionistas para discutir a PLR mesmo sabendo que os mesmos não tem legitimidade para firmar acordo que tem caráter nacional. Mesmo com toda intransigência da ECT, em sequer dar oportunidade dos representantes dos trabalhadores negociarem, a  Fentect não abrirá mão de discutir a proposta com as bases e garantir que as reivindicações dos trabalhadores sejam ouvidas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário