Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, junho 26, 2017

Trabalho em conjunto auxilia o debate sobre a segurança dos ecetistas


A segurança dos trabalhadores é constante nas pautas de debate entre a empresa e as entidades representativas da categoria ecetista. A FENTECT, em todas as campanhas salariais, por exemplo, pede insistentemente, para o Acordo Coletivo de Trabalho, por itens importantes a fim de zelar pela vida dos empregados e dos clientes, como portas giratórias, câmeras e vigilância nas agências. Instrumentos que podem dificultar a chegada da violência ao ambiente de trabalho e atendimento nos Correios.
Para maior eficácia das atividades da federação, é importante, no entanto, contar com o apoio e a participação da comunidade, em todo o País, e dos próprios trabalhadores da ECT. É preciso que os respectivos sindicatos sejam informados quanto aos casos de violência sofridos durante os serviços, para que, posteriormente, realizem o levantamento dos dados e informem, também, a FENTECT. Dessa maneira, a federação poderá prosseguir com ações judiciais e políticas, com ainda mais embasamento.

Com o subsídio dos estados e das representatividades, é possível traçar novas estratégias e rebater o discurso da empresa sobre a Matriz de Priorização de Recursos de Segurança, que lança muitos postos no Brasil como de baixa vulnerabilidade, descartando casos passados de assaltos e até mesmo homicídio nas agências. Sem contar o risco da violência que os ecetistas também sofrem nas ruas.

Outro argumento da ECT é a falta de recursos, ao citar o déficit nos Correios, para investir na segurança dos trabalhadores. Por isso a campanha salarial deste ano promete ser ainda mais dura, já que a empresa insiste em retirar direitos da categoria.

Em alguns estados, os sindicatos filiados à FENTECT já estão em atividades para esclarecer os clientes, inclusive colhendo assinaturas para entrar com ações contra arbitrariedades da empresa, parcerias com outras categorias e análises de riscos das agências.

A FENTECT pede aos sindicatos filiados que enviem, com urgência, dados sobre assaltos e outros crimes nas agências e contra os trabalhadores, nas respectivas regiões. Além disso, a federação sugere que todos promovam mobilizações nos estados, para munir de informações os reais interessados em manter a qualidade nos Correios. 

FENTECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário