Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, julho 25, 2011

INFORME 033DA FENTECT, BRASÍLIA-DF 04/07/2011

Companheiros(as), desde o dia 14 de junho a Comissão Permanente de Negociação está discutindo a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) referente ao exercício de 2011, que deve ser paga em 2012.
Entendemos que para abrir qualquer discussão sobre a PLR a ser paga no próximo ano é preciso resolver os problemas da PLR/2010, paga em 2011, que ainda estão sem solução. Não são poucos os problemas. Ainda existem trabalhadores que não receberam nada, principalmente aqueles afastados pelo INSS, os anistiados e alguns dirigentes sindicais. Vale lembrar que um dos grandes avanços conquistados neste ano foi essa inclusão. Agora, tudo isso não vale nada se ficar só no papel, a ECT precisa efetuar o pagamento da
maneira correta. Isso é respeito ao negociado. A comissão da ECT ficou de resolver esses problemas
ainda este mês, deixando em aberto os casos de afastamento por acidente de trabalho. Para os Correios, o
acordo assinado só tem validade para os trabalhadores que se afastaram por acidente de trabalho durante o
ano de 2010, e que aqueles que estão afastados há mais tempo não tem direito ao recebimento da PLR. A
comissão da FENTECT não concorda com esta interpretação e afirma que essa visão prejudica qualquer
tipo de negociação. Para a comissão da ECT é preciso uma nova discussão com a direção da empresa para
resolver este problema.
Já ficou negociado entre a FENTECT e a ECT que seis itens do atual acordo de PLR não vão sofrer mudanças para o próximo acordo, sendo ele:
1) Empregados cedidos fazem jus ao recebimento;
2) A trabalhadora afastada para licença maternidade ou adoção não perde nada da PLR;
3) O período de afastamento por acidente de trabalho conta normalmente para o recebimento da PLR;
4) Dirigentes sindicais, representantes sindicais e delegados sindicais liberados, com ou sem ônus para a ECT, e representantes eleitos para os fóruns da Federação não perdem nada na PLR em virtude das liberações;
5) Os dias ausentes por motivo de greve não poderão ser contados para desconto no pagamento da PLR;
6) Os trabalhadores em período de experiência têm direito ao recebimento, mesmo que parcial.
Alguns pontos estão sem acordo até o momento, mas a FENTECT espera resolvê-los em breve, sendo: a questão das faltas injustificadas e a suspensão disciplinar, além do fornecimento de uma relação com os valores pagos na PLR 2010, por trabalhador. O papel do movimento sindical é cobrar a transparência nas negociações, e a ECT por ser uma empresa pública tem o dever de apresentar esta listagem.
A empresa nos apresentou um documento onde o DEST estipula como data limite para as negociações da PLR 2011 o dia 14 de julho/2011. A Comissão da FENTECT afirmou que está a disposição para continuar as negociações e que qualquer proposta que a ECT venha apresentar será debatida nas assembléias da categoria, e que é plenamente possível encerrar as negociações até a data estipulada, caso a empresa apresente uma proposta que contemple a categoria.
A Comissão Permanente da FENTECT solicita que os sindicatos abram a discussão nas assembléias do dia 06 de julho, pois será preciso intensificar a mobilização para a categoria obter uma PLR justa.
As próximas reuniões estão agendadas para os dias 07, 08 e 11 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário