Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, julho 25, 2011

Secretaria de Saúde do Trabalhador, da FENTECT, publica cartilha

Com uma grande carga de trabalho os ecetistas estão sofrendo mais com os problemas de saúde. A FENTECT preocupada com a situação criou uma cartilha com informações úteis para a categoria ficar mais informada e buscar ajuda quando necessário.
 
As diretorias de Saúde do Trabalhador e de Imprensa, da FENTECT, em conjunto buscaram a elaboração de uma cartilha para orientar os trabalhadores ecetistas.
Em uma época de muito trabalho, os afastamentos por problemas de saúde aumentam bastante. Muitas vezes o ecetista não sabe que está sofrendo de uma doença do trabalho. Acredita que a abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) é realizada apenas quando ocorre um acidente propriamente
dito. Esquece que uma outra doença pode afetar seu desempenho profissional, e sem saber a causa está ligada ao ritmo ou as condições de trabalho. Neste caso, também deve ser aberta uma CAT.
A lista de doenças do trabalho é longa. A cartilha procurou explicar as principais doenças que os ecetistas estão propensos a desenvolver. Muitas vezes o trabalhador nem sabe que pode estar desenvolvendo um quadro de doença profissional.
A cartilha explica a diferença entre doença do trabalho e acidente de trabalho. Depois tem divisões entre alguns tipos de doenças: dermatoses, lesões por esforços repetitivos (LER), transtornos mentais relacionados ao trabalho e também sobre os próprios acidentes.
Existe uma atenção especial ao explicar o que é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), um órgão ligado ao Ministério da Saúde, presente em todos os Estados brasileiros. Neste
local o trabalhador terá total apoio em sua luta contra um acidente ou doença profissional.
A cartilha está sendo distribuída aos sindicatos, que por sua vez poderão reproduzir uma quantidade maior para que cada ecetista possa conhecer este problema que atinge a categoria. Independente da impressão
gráfica do material, os trabalhadores podem ter acesso a cartilha através da página da Federação na
Internet (www.fentect.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário