Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, março 12, 2013

Fentect pede aumento do prazo para negociar PLR 2013


Ofício encaminhado à ECT sinaliza intenção de negociação da PLR nos moldes da assinada em 2011 e solicita prazos maiores


A Fentect encaminhou hoje (28), à Direção da ECT uma carta pedindo a dilatação do prazo máximo de negociação da proposta apresentada sobre a PLR 2013 que, segundo a empresa, teria sido estipulado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST) para o dia 28/02/2013. O pedido foi feito, pois a Federação considerou inviável a avaliação da proposta até esta data, tendo em vista que a mesma só foi apresentada à Fentect na reunião entre as partes do último dia 22, deixando assim apena o período de 3 dias úteis para a análise técnica da proposta de critérios e metas.

Na última quarta-feira (27), antes de encaminhar a carta, o secretário-geral da Fentect, José Rodrigues, acompanhado de alguns representantes sindicais, se reuniu com o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clóvis Scherer, a fim de fazer uma análise inicial da proposta. O primeiro ponto questionado foi o prazo apresentado para 28 de fevereiro, uma vez que a data habitual fixada pelo DEST sempre foi de 31 de março. De acordo com a avaliação inicial, a proposta de PLR para 2013 segue a linha da PLR de 2012, que não foi negociada, e está com metas mais duras, o que configura mais um retrocesso em relação ao que já havia sido conquistado pela categoria anteriormente.

De acordo com Clóvis, grandes alterações no texto da PLR como, por exemplo, a linearidade que a Fentect defende, serão difíceis de serem alcançadas, por hora. Por esta razão, a Fentect decidiu tentar negociar com os avanços já conquistados na PLR aprovada em 2011, mas que foram derrubados na PLR seguinte, já que ela foi fechada unilateralmente pela Empresa. A PLR de 2011 está longe de ser o modelo ideal, mas foi a proposta mais democrática já conseguida pelos trabalhadores e a mais próxima dos anseios da categoria até hoje.

Entre os pontos mais críticos que aconteceram na PLR de 2012 e estão previstos também para a PLR de 2013 estão a vinculação do Gerenciamento de Competências e Resultados (GCR) e a destinação de 10% do montante da PLR para ser distribuídos entre uma parcela estratégica da Empresa. A Fentect tem como compromisso retirar essas cláusulas abusivas da proposta e negociar uma proposta que de fato atenda os interesses da categoria. Confira no anexo abaixo a íntegra da carta encaminhada à ECT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário