Powered By Blogger

Páginas

domingo, novembro 13, 2011

Fentect orienta à não trabalhar sem descanso


No dia 23 de outubro os trabalhadores foram orientados a não trabalharem, pois a ECT estava descumprindo a decisão do TST e não estava oferecendo o descanso semanal. Essa atitude da empresa é revanchismo pós-greve.
 
Para as próximas semanas a Federação espera ter solucionado a questão, seja administrativamente ou juridicamente. Caso não chegue a um acordo nesse ponto, a direção da Fentect orienta a todos os trabalhadores que cumpram a determinação da Justiça, com relação aos intervalos legais.
 
É importante lembrar que os intervalos devem ser respeitados na hora do almoço, sendo um mínimo de 01 hora e no máximo de 02 horas. Outro intervalo que precisa ser respeitado é com relação a inter jornada, ou seja, a quantidade de horas entre o fim do trabalho em um dia e o início do trabalho no dia seguinte. A lei determina o mínimo de 11 horas de intervalo. 
 
E o ponto mais polêmico é com relação ao descanso semanal, onde o trabalhador precisa ter um intervalo de 24 horas consecutivas no prazo de uma semana, preferencialmente aos domingos. 
 
Alguns sindicatos estão conseguindo na Justiça liminares para garantir o direito ao descanso semanal. E assim deve ser. O departamento jurídico da Federação já está tomando as providências necessárias para resolver o problema o mais breve possível. Se a ECT respeitasse o trabalhador esse debate seria desnecessário.
 
 
 
Jornal da FENTECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário