Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, julho 27, 2015

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS CORREIOS

Frente Parlamentar é lançada e pontua temas importantes para os Correios

No dia 15 de julho, foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Historicamente, somente os Correios chegam a mais de cinco mil municípios no País. A estatal está na lista das maiores do Brasil e mais rentáveis, mas não é de hoje que a desvalorização atinge a classe de ecetistas, com vários ataques da direção da empresa contra aqueles que mantém o sucesso, os trabalhadores.
A frente foi criada com o objetivo de acompanhar e aprimorar a legislação, bem como as mudanças que a ECT tem promovido com a reestruturação. O lançamento, realizado pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) e o senador Paulo Rocha (PT-PA), deu foco à importância da manutenção do caráter público da empresa.
Além dos parlamentares convidados, os representantes da FENTECT, o secretário-geral José Rivaldo da Silva (SP) e a secretária de assuntos previdenciários, Amanda Corcino (DF), também participaram do lançamento da frente. De acordo com o secretário, não é possível apoiar um processo de reestruturação sem entender o que realmente poderá acontecer à classe. "Se a fala do ministro (Ricardo Berzoini, sobre a importância do debate com os trabalhadores, no lançamento da reestruturação da ECT) vier de encontro à frente, é muito importante debater", lembrou. José Rivaldo ainda afirmou que os trabalhadores requisitam serviços de qualidade e mais contratações e colocou a federação à disposição para dialogar com a direção e os parlamentares. "A lógica do lucro já entendemos, mas vamos crescer às custas da precarização?", indagou.
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), em discurso, no evento, destacou que o patrimônio da empresa são os trabalhadores, que nunca vacilaram na defesa da ECT, prestando serviços de qualidade e alertou que a boa gestão precisa da vinculação servidores, gestores e sociedade.
Representante do norte do Brasil, o deputado Zé Geraldo (PT-PA), ressaltou que os problemas dos Correios são diversos, principalmente na região. Segundo ele, para competir no mercado, a ECT necessita de mudanças, mas sempre levando em consideração as condições regionais.
Já o deputado Zé Carlos (PT-MA) destacou pautas importantes, como a aposentadoria especial para os carteiros e a garantia da segurança para os funcionários dos Correios. "Para que o trabalhador não saia de manhã preocupado se irá voltar para casa", disse.
Plano de carreira e salários foram pontos abordados na fala de Amanda Corcino, representante da FENTECT e das trabalhadoras, também compondo as apresentações. De acordo com ela, há também a questão do Postal Saúde, que gerou a precarização da saúde dos trabalhadores, que têm agora dificuldades em diversos atendimentos. "Nosso desafio é construir um Acordo Coletivo de Trabalho, este ano, que atenda às reivindicações da categoria, sem a interferência do Judiciário", acrescentou.
Para o bom funcionamento da Frente Parlamentar, a deputada Érika Kokay (PT-DF) explicou que os princípios são emprego vitalício, boa remuneração e possibilidades de ascenção. "Queremos a marca de cada trabalhador em qualquer processo de reestruturação dos Correios", disse.
O deputado Leonardo Monteiro finalizou o evento de lançamento da frente com a solicitação de um seminário, para ser realizado ainda no segundo semestre de 2015, a fim de pontuar as questões levantadas pela classe de trabalhadores e pelos parlamentares. "Vamos aprofundar a discussão sobre os Correios como empresa pública. Essa frente somente terá vida com a participação de todos vocês", exclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário