Powered By Blogger

Páginas

segunda-feira, julho 27, 2015

SEM AVANÇOS.

Propostas vazias da ECT não possibilitam mudanças para o Acordo Coletivo

Acordo Coletivo reeditado ou sem alterações, assim foram apresentadas as propostas da ECT. Na discussão da manhã desta quarta-feira (22), ficou claro para os representantes da federação, durante as discussões das cláusulas sociais, na negociação do ACT 2015/16, que a empresa não está aberta a mudanças e levou para a mesa apenas negativas às cláusulas em pauta, sem justificativas.
Segundo a direção da ECT, "ainda foi aberta a possibilidade de rever algumas questões que a empresa acredita que são razoáveis". Também foi informado que as cláusulas existentes não serão rebaixas porque foram conquistas dos trabalhadores. Os diretores declararam legítimos os questionamentos dos trabalhadores, mas alegaram que as propostas da empresa, mesmo negativas, são, em primeira instância, as que foram apresentadas, o que não significa que algo não possa ser realizado posteriormente, a favor da categoria.
Porém, para os representantes dos trabalhadores, não há lógica na negociação se a decisão da ECT já foi tomada. "A empresa não justifica nada, é preciso entender que tipo de negociação está sendo realizada aqui", indagou Emerson Vasconcelos (SP), da secretaria Saúde do Trabalhador, da FENTECT.
Na visão dos trabalhadores, há cláusulas apresentadas com o mesmo padrão do ACT 2014, que não atendem o novo modelo de gestão. Outro problema é quanto à indicação de especialistas da direção da ECT para tratar dos temas em destaque, com propriedade. Para a representação dos ecetistas, essa é a solução para abrir o debate de maneira coerente e justa, sem buscar profissionais em outros órgãos.
De acordo com os representantes dos trabalhadores, é necessária a realização de uma avaliação mais precisa das demandas da categoria, para que a apuração das necessidades esteja de acordo com as novas proposições de trabalho e coerentes com a modernidade.
Destaques do dia
Durante a reunião desta quarta-feira foram discutidas as cláusulas sociais do ACT 2015/16, com proposições sobre Anistia e Aposentados. No período da tarde, dirigentes das áreas de saúde e segurança do trabalho, da ECT, participaram da negociação para discutir com a categoria sobre os descumprimentos do Acordo Coletivo em vigência e as melhorias dos processos. Os debates dessas cláusulas seguem até o dia 4 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário