Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, setembro 01, 2017

Encontro de anistia debate parcialidade da ECT e aprova encaminhamentos para futuras ações


em Brasília, a Secretaria de Anistia da FENTECT deu início ao 24º Encontro Nacional dos Anistiados, Anistiandos e Anistiáveis. No primeiro dia, junto à Comissão Nacional de Anistia, foram debatidas as leis 8.63293 e 11.28206, conhecidas como Paulo Rocha 1 e 2, respectivamente. O evento vai até esta quarta-feira (24), no auditório da federação.
 
“O ponto alto deste primeiro dia foi justamente o reconhecimento que esses companheiros e companheiras têm da importância da FENTECT e da CNA nesse enfrentamento cotidiano, em busca das anistias. É uma luta de mais de 25 anos”, destacou o secretário de Anistia, Hálisson Tenório Ferreira.  

Após muita discussão, chegou-se a conclusão que a ECT dificulta a concessão das anistias pelo Grupo de Trabalho da Anistia (GTA), já que a empresa conta com seis membros e a representação dos trabalhadores cinco. Isso, na prática, inviabiliza uma conduta imparcial da direção dos Correios. Com isso, a ECT controla totalmente processos de demissões das décadas de 1980 e 1990.  

O GTA contestou, ainda, anistias legítimas concedidas pela então Comissão Especial de Anistia (CEA) do Ministério das Comunicações (MINICOM). Agora, a comissão tem sido questionada judicialmente.


Encaminhamentos
Além do debate, os participantes aprovaram encaminhamentos a serem levados à direção da FENTECT e aos sindicatos filiados, entre eles: um seminário de planejamento envolvendo a Secretaria de Anistia e a CNA, ambas da federação; o retorno do Encontro Nacional para os meses de março e agosto, com reunião ampliada entre a CNA-FENTECT e os anistiados-anistiandos-anistiáveis; atividades políticas apoiadas pela federação e os sindicatos filiados, incluindo caravanas a Brasília, para ações de mobilização e reivindicação, dar continuidade às ações na esfera judicial, contestando os indeferimentos do GTA-Correios e pleitear o retorno dos processos indeferidos pelo grupo ao Ministério das Comunicações.

Na pauta do segundo dia do encontro está o debate da lei 10.559-02, com Rosa Cimiana e Getúlio (Embraer). À tarde, haverá protocolização de cartas de pedido de apoio ao PL 6052-14 e ao PLS 049-17, no Congresso Nacional. 
FENTECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário