Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, setembro 01, 2017

Semana de homenagens rende também debates sobre estratégias e garantias de direitos



Nesta semana, representantes da FENTECT participaram de atividades importantes de homenagem na Câmara dos Deputados, na capital federal, e da “15ª Plenária - Congresso Extraordinário e Exclusivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT): 100 anos depois… A luta continua! Nenhum Direito a Menos”, em São Paulo. Na segunda-feira (28), no Congresso Nacional, a central foi parabenizada pelos 34 anos de existência. Os parlamentares também saudaram a Lei de Anistia (Lei nº 6.683), que completa 38 anos.

Dando continuidade às ações da Secretaria de Anistia da federação, alguns representantes que participaram do 24º Encontro Nacional dos Anistiados, Anistiandos e Anistiáveis da FENTECT permaneceram em Brasília para acompanhar a agenda da Semana da Anistia. A data do encontro, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, foi estrategicamente marcada para comemorar o aniversário da lei, no dia 28 de agosto, última segunda-feira. 

Ainda na terça-feira (29), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, a representação dos trabalhadores dos Correios participou da audiência pública onde criticou o ritmo de trabalho e condução da Lei 10.559-2002. Para os presentes, as novas diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a Comissão de Anistia não estão realmente atuantes.

A participação efetiva dos anistiados, anistiandos e anistiáveis na Semana da Anistia, que vai até hoje (31), faz parte dos encaminhamentos do encontro realizado semana passada e contou com a coordenação da Comissão Nacional de Anistia (CNA) da FENTECT.


Filiação
Comemorando a data da fundação no mesmo dia, a CUT, criada no 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), em São Bernardo do Campo (SP), tem espaço fundamental nas atividades da FENTECT. A federação, filiada à CUT - maior central do País, com cerca de 3.800 entidades filiadas e mais de 7,8 milhões de trabalhadores associados - repercute decisões e atos importantes para o Brasil e para os trabalhadores dos Correios.


Comemoração com debate
Também de grandes proporções, o congresso da CUT, iniciado no dia do aniversário da central (28) e que vai até esta quinta-feira (31), foi lançado para debater os perigos da atual conjuntura do Brasil e relembrar a primeira grande greve do país de 1917. O evento contou com várias etapas regionais de preparação, para colher sugestões e proposições de trabalhadores, que contribuam com as resoluções da 15ª Plenária.

O congresso contou com a participação de palestrantes internacionais e de movimentos sociais do campo e da cidade importantes para o Brasil, além de autoridades renomadas. Mais de 100 convidados do exterior e 720 delegados de todo o país reunidos para tratar o futuro do trabalho, a defesa dos direito, as contrarreformas do governo golpista, novas tecnologias, entre outros assuntos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário