Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, setembro 01, 2017

FENTECT realiza o XIX Consin no dia 4 de setembro


A FENTECT convoca a categoria a participar do XIX Conselho de Representantes Sindicais da FENTECT (Consin), que será realizado no auditório da federação, em Brasília, dia 4 de setembro, a partir das 9 horas. O conselho teve a data reprogramada devido ao andamento da campanha salarial, que acabou prejudicada pelas últimas decisões da ECT. Após a audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no dia 22 de agosto, o Comando Nacional de Mobilização e Negociação da FENTECT (CNMN) lançou orientação às representações para que compareçam na próxima segunda-feira.

O Consin delibera as principais ações dos sindicatos filiados à FENTECT. Na próxima semana, na presença de um representante de cada entidade e da colegiada da federação, serão debatidos os calendários da campanha salarial, possíveis mobilizações e a atual conjuntura nos Correios e no País, como: ameaça de demissão motivada, privatização, fechamento de agências, falta de segurança, falta de funcionários, alterações no plano de saúde, suspensão de férias e horas-extras, DDA, OAI, CDD virtual, reformas trabalhista e previdenciária, entre outros temas.


Perigo!
No dia 22 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a representação da ECT anunciou o cancelamento das negociações, que começariam nesse mesmo dia. Isso porque o ministro Emmanoel Pereira sugeriu uma proposta pela qual o acordo em vigência seria adiado até 31 de dezembro para, então, discutirem apenas as questões relacionadas à saúde do trabalhador. No entanto, a categoria ficaria vetada ao direito constitucional de greve, sob a possibilidade de alguma punição.

Logo, esse prazo em silêncio carrega o perigo de uma posterior negociação já no contexto da reforma trabalhista aprovada no Congresso Nacional, que passa a valer no mês de novembro. Além disso, o TST não colocou nenhuma garantia de reajustes retroativos aos trabalhadores ou mesmo isenção de mensalidade no plano de saúde.

Representantes da FENTECT decidiram pela não aprovação da proposta do ministro, mas pelo encaminhamento das decisões às assembleias. Para a federação é preciso zelas pelas negociações coletivas, diretas com a empresa, sem a interferência de agentes externos.


CNMN orienta:
O Comando Nacional de Mobilização e Negociação, reunido em Brasília, entrou em contato com os sindicatos filiados e debateu intensamente a questão. Portanto, chegou ao consenso de que é necessário que sejam realizadas assembleias por todo o país, com data limite até esta quinta-feira (31), para tratar as pautas:
1. A rejeição da “proposta” do Ministro do TST
2. Aprovação do início imediato das negociações coletivas
3. Aprovação da antecipação do Consin para dia 04/09/2017


Rumo às assembleias!
A federação incentiva a participação nas assembleias. Este é o momento dos trabalhadores dos Correios permanecerem unidos contra os ataques da ECT, que tem tomado atitudes apenas em prol da desvalorização dos empregados e da queda da qualidade dos serviços na estatal. A decisão dos trabalhadores, em conjunto, é soberana e mostra a força da categoria.

FENTECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário