Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, setembro 19, 2017

Entidades se articulam contra resoluções que prejudicam o plano de saúde das categorias


Mesmo com a Campanha Salarial 2017-18 a todo vapor, a FENTECT segue com atividades paralelas, inclusive em apoio a seminários e debates de importância para diferentes categorias, que têm sido constantemente atacadas pelo governo federal e suas gestões. No dia 15 de setembro, o debate no Seminário da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB): Minutas de Resolução CGPAR, em Brasília, citou a situação do plano de saúde dos trabalhadores dos Correios. Participaram também representantes da Caixa Econômica Federal e entidades ligadas à Eletrobrás.

Lideranças e dirigentes relataram sobre as gestões das estatais federais e debateram os riscos para diversas categorias, tanto para os trabalhadores da ativa quanto aposentados, “pela preservação de seus planos de saúde por meio de um movimento em defesa dos direitos dos associados de planos de saúde de autogestão.” O intuito do evento é a produção de um relatório para ser levado aos Poderes Executivo, Legislativo e ao Judiciário, se necessário.

O convite foi de grande relevância para a categoria dos ecetistas, que já está em campanha salarial e um dos grandes entraves para um novo Acordo Coletivo de Trabalho, a cada ano, é o plano de saúde. Por isso, a situação dos trabalhadores dos Correios foi relatada, como a saída do plano de saúde da gestão por RH, com intuito da economia e otimização da operação, porém, que gera, hoje, impasses entre a empresa e a categoria. Destacou-se o interesse da ECT em responsabilizar os empregados pela má gestão ocasionada pela criação da caixa de assistência e a contabilidade do pós-emprego.

Por fim, a representante da FENTECT no evento, a secretária de imprensa Suzy Cristiny da Costa, pediu a união das categorias e ressaltou que somente com a luta dos trabalhadores o quadro poderá ser invertido. “A única maneira de resolver é a unificação das categorias que estão sendo atingidas. A classe trabalhadora precisa acordar”, disse, antes de finalizar com o “Fora Temer”.
CLIQUE AQUI e assista a participação da FENTECT no evento.

MANIFESTO
Os participantes aprovaram, por aclamação, um manifesto para servir de referência na luta dos trabalhadores das empresas estatais federais. Leia o documento na íntegra:

Manifesto dos Participantes do Seminário ANABB "Minutas de Resolução CGPAR".

Nós, participantes do Seminário ANABB, gestores de autogestões em saúde e representantes de entidades representativas de trabalhadores que têm assistência à saúde prestada por autogestão, após analisarmos os possíveis impactos e riscos de uma eventual aprovação das minutas de Resolução CGPAR, que procuram estabelecer parâmetros de governança e de custeio para limitar o compromisso das empresas estatais federais com a assistência à saúde de seus empregados da ativa e aposentados, manifestamo-nos aos demais trabalhadores em empresas estatais federais da seguinte forma:

- As minutas de Resolução CGPAR, caso aprovadas, provocarão dificuldades de acesso aos serviços de assistência à saúde para os participantes de autogestões menores e imporão onerosidade excessiva para que os trabalhadores mantenham os direitos à atenção à saúde, duramente conquistados.

- Neste cenário complexo da conjuntura nacional, com retirada de direitos, faz-se necessária a unidade dos trabalhadores das empresas estatais federais no processo de resistência para manutenção dos direitos conquistados;

- Desta forma, assumimos o compromisso de buscar a unidade na ação para defesa das autogestões em saúde, como instrumento para garantir a maior cobertura de assistência à saúde, a custos suportáveis para os trabalhadores, difundindo os dados e os debates aqui ocorridos, para os demais trabalhadores das empresas estatais federais, por meio de suas entidades representativas.

Participantes do Seminário ANABB: Minutas de Resolução CGPAR
Realizado em 15/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário