NA CONTRAMÃO DAS DENÚNCIAS, ECT FECHA
NOVO PATROCÍNIO
A alegação da empresa é de um déficit econômico bilionário, no
entanto os Correios continuam com a política de apoiar financeiramente projetos
brasileiros, enquanto ameaçam não pagar salários.
Não é de hoje que os Correios têm justificado ações de contenções
de gastos com a premissa de que a empresa está com déficit de mais de R$ 2
bilhões. Contudo, as ações de patrocínio demonstram o contrário. Segundo
informação do SINTECT de Alagoas, a ECT está patrocinando em R$ 528.700,00
reais o espetáculo chamado “Djanira – Cronista de ritos, pintora de costumes”.
A mostra reúne cerca 120 obras da artista brasileira, Djanira da Mota e Silva.
O extrato saiu no Diário Oficial da União (DOU) do dia 27 de julho.
Mas esse não é o primeiro da lista da empresa. O estudo
"Déficit, Provisionamento e o Processo de Reestruturação na ECT”, da
H&J Consultores Independentes - autorizado pela FENTECT – revela que em
anos anteriores, milhões foram gastos em eventos como Rock in Rio, musical do
Shrek e Lollapalooza, por exemplo.
Rombo
O estudo ainda questiona o rombo financeiro da ECT. Destaca a
crença de que a empresa contava com a reserva técnica de R$ 6 bilhões, em 2012,
quando, três anos depois, foi descoberto um número bem inferior, de R$ 1
bilhão.
Uma coisa é fato, não há consenso sobre os problemas financeiros
anunciados pela empresa, mas há, sim, despesas excessivas com patrocínio. A
reestruturação penaliza apenas os trabalhadores de base, retirando direitos dos
empregados e privatizando serviços.
Enquanto isso, os (as) ecetistas sofrem com a sobrecarga de
trabalho, agências sucateadas, falta de material e funcionários. Mais uma pauta
que agrega à necessidade do chamado à luta contra a privatização e a favor dos
Correios 100% público e de qualidade.
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