Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, maio 16, 2017

Trabalhadores dos Correios retornam às atividades


A partir de hoje (9), a maioria dos sindicatos dos trabalhadores dos Correios, de todo o País, encerram a greve e os ecetistas retornam às atividades. A FENTECT, durante o processo de negociação e da paralisação, não mediu esforços para promover a unidade categoria, diante dos ataques vindos do governo federal e da direção da ECT. Todo o material de mobilização foi encaminhado às entidades filiadas e as informações foram passadas em tempo real, para que não faltassem a lisura e a transparência necessárias.

Os ecetistas alcançaram não somente a unificação do movimento sindical, mas, também, com todas as associações de Correios. Todos em busca de uma solução para a crise financeira da empresa. Foram deliberadas várias ações em conjunto para esclarecer a sociedade sobre a necessidade da manutenção dos Correios público e de qualidade.

A mobilização significativa da maioria dos sindicatos filiados à FENTECT, com certeza, fez com que a ECT reconhecesse a força dos trabalhadores. Diversas agendas foram abertas na Câmara Federal, na imprensa, na Frente Parlamentar em Defesa dos Correios e no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Audiências públicas também foram realizadas. Nessas ocasiões, a categoria pode rebater o suposto déficit alegado pela empresa. Há, ainda, uma grande audiência pública marcada no Plenário da Câmara, que abrirá um amplo debate sobre os Correios, junto ao governo e à sociedade.

Da unidade entre as representações sindicais e associações surgiram propostas para contrapor os ataques feitos em nome da crise:
  • Devolução dos dividendos repassados à União pelos Correios; 
  • Fidelizar todos os serviços dos governos federal, estadual e municipal, o que gera um lucro de pelo menos R$ 20 bilhões para a empresa; 
  • Ampliar os serviços dos Correios, a exemplo, na emissão e retirada de documentos, cadastramento de programas sociais etc,
  • Reduzir o impacto do pós-emprego nas contas da empresa, haja vista que o déficit nas contas também é oriundo desse lançamento contábil.
A categoria ecetista entende que todos esses ataques estão sendo implementados em nome do suposto déficit, que está sendo fabricado para justificar uma possível privatização. A responsabilidade pelo desequilíbrio financeiro não é culpas dos trabalhadores. Nesse sentido, a FENTECT conta com a participação de instituições conceituadas, como o DIEESE, que está elaborando material de suporte para ser apresentado nas audiências e mostrar que há alternativas para sanar a crise.

A FENTECT reforça que o momento é propício para agregar forças. Aos trabalhadores, orienta para que a adesão às ações seja ainda maior, pois a campanha salarial deste ano promete obstáculos por parte da empresa, que fará o possível para retirar os direitos dos empregados. A união e a luta são fundamentais para frear as intransigências da ECT e os ataques.

Todos os trabalhadores estão de parabéns pela batalha travada até aqui, com determinação e coragem. Porém, é preciso continuar, para provar que os Correios podem, sim, permanecer no mercado como empresa de qualidade e altamente lucrativa, sem deixar de exercer o papel social e sem reduzir o direito dos ecetistas.


Quanto à proposta, entende-se que foi imposta a derrota à direção da empresa, pois, apesar das ameaças de corte de dias, a categoria apresentou resistência. O recado foi dado à ECT e está claro que os trabalhadores não ficarão calados ao serem submetidos às condições degradantes. Haverá luta a cada sinal de ataque por parte da direção dos Correios, para que sejam mantidos os empregos e por nenhum direito a menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário